sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Torce que sai sangue




A morte de Eberson Souza, o Pitty, um dos mais procurados traficantes da Bahia, foi manchete principal do mais novo impresso que circula em Salvador. O jornal Bahia Notícias, divulgou uma foto do corpo de Pitty crivado de balas na capa do dia 10. O traficante foi morto numa troca de tiros com a polícia, no dia 4 de agosto, no bairro de Caroba, na cidade de Candeias.


A matéria me fez lembrar do já extinto Jornal da Bahia e de como ficou conhecido "expreme que sai sangue". O antigo Jornal da Bahia, fechou as portas em 1994 e era dirigido por Mário Kertèsz. A construção da notícia sobre a morte de Pitty assume um caráter popularesco, grosseiro e sangrio. A divulgação de três fotos do corpo ensanguentado do criminoso, com os olhos abertos e o punho direito deformado por um disparo, além da linguagem utilizada ao longo do texto, revela o sensacionalismo da matéria assinada por Josalto Alves e Jorge Lindsay.


Acredito no jornalismo comprometido com a veracidade dos fatos, porém não concordo com a intenção de chocar, e, principalmente, de causar sensações de pavor e nojo nos leitores.

Nenhum comentário: