sexta-feira, 26 de outubro de 2007

CRESCIMENTO DE JOVENS RELIGIOSOS

A devoção religiosa dos jovens brasileiros vem crescendo nos últimos anos. O índice crescente de jovens que se dedicam às religiões é assunto de estudos e pesquisas que demonstram o envolvimento da juventude nas questões religiosas e que também existe um aumento dos grupos de jovens organizados que defendem e disseminam as religiões. A identificação com os dogmas religiosos, a vocação, a influência da família, a fuga dos problemas e a busca por soluções divinas determinam as escolhas religiosas.
O crescimento das instituíções religiosas e as variadas doutrinas são fatores que influenciam a mudança no comportamento religioso da sociedade. A religião Católica antes era inserida como disciplina nas escolas e isso predeterminava a opção religiosa. Hoje, as instituíções educacionais, com exceção das pertencentes a Igreja Católica, não possuem mais a disciplina denominada de Religião. Para a psicopedagoga Isa Carvalho a revolução política e o processo histórico modificaram a questão do ensino religioso. "A forma como a religião é tratada nos dias atuais é completamente diferente. Hoje se trabalha valores, cidadania e ética que são de extrema importância para a formação dos jovens", afirma Isa.
O novo panorama social religioso permite, ainda com preconceitos, a disseminação de outros dogmas, diferentes das aplicadas no início da colonização. Atualmente os terreiros de Candomblé, por exemplo, não precisam mais se esconder. Os jovens que seguem essa religião dedicam-se ao estudo dos princípios do "axé", aprendem os costumes e também tornam-se disseminadores desta doutrina.
A ruptura de alguns valores antigos e tradicionais proporciona outras formas de pensar e sentir. As escolhas religiosas demonstram que existe espaço para vários tipos de crença e que o respeito é fundamental para uma convivência sadia. Os jovens estão assumindo posições importantes, não só na religião, mas na política, no mercado de trabalho, mais do que isso, estão ajudando a modificar o comportamento social.
A religião, antes imposta, hoje pode ser escolhida.

Nenhum comentário: