sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Seminário sobre informação e tecnologia


O Centro de Excelência da Informação – CEI, projeto que marca a parceria do jornal A Tarde com as Faculdade Jorge Amado (FJA), foi lançado com o seminário “O Consumo da Informação e as Novas Tecnologias” na noite de terça, dia 21, no auditório Zélia Gattai, localizado nas FJA, na Avenida Paralela. O presidente mantenedor das FJA, José Eugênio Barreto e o diretor executivo de A Tarde, Sylvio Simões estiveram presentes na abertura do projeto. Eles falaram sobre a parceria que tem como objetivo promover o debate na área da informação e da tecnologia e ampliar as discussões sobre as mudanças no paradigma atual. “Parece que o mundo caminha bem mais rápido que a gente”, disse Simões.
Entre os palestrantes convidados, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alex Primo ministrou a palestra Interação Mediada por Computador, na qual ele falou sobre os conceitos e benefícios dos blog’s, assim como as discussões que a blogosfera provoca entre os veículos de comunicação. Para ele o blog não é um espaço secreto, embora possa ser pessoal que está para todos verem e afirma, “É mais que um processo de comunicação, o blog é um espaço de comunicação”. Alex finaliza sua apresentação com um questionamento: “Afinal o que são blog’s? O que eles podem fazer pelo jornalismo?
A relação entre consumidor e direitos autorais foi tema da palestra O Autor Coletivo e os Direitos Autorais realizada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em direito autoral Antonio Cabral. Segundo Cabral, as pessoas não são mais passivas e têm um maior acesso ao conhecimento. “A relação entre o público e a informação está mais democrática o que configura, para o jornalismo, o status de cidadão”, afirmou, além de alertar para a questão do direito autoral, no qual nada pode ser copiado, salvo algumas exceções.
Marcos Palacios, doutor em sociologia e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ministrou a última palestra sobre Multivocalidade, Participação e Jornalismo na Web. Palacios acredita que a digitalização lembra o polo de transmissão e que a produção depende de um canal para disponibilização. Ele explica a multiplicação de vozes oferecida pelos blog’s. “Esta visibilidade toda é pela facilidade das ferramentas. É fácil criar um blog” e defende que a conversação pode ser feita por outros experimentos.
A palestra e o debate foram mediados pelo professor de comunicação e pesquisador, Messias Bandeira e contou com a participação de professores e alunos da Jorge Amado e de outras instituíções. As inscrições foram gratuitas e realizadas através do site www.ceiatarde.com.br.

Nenhum comentário: